sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Projeto Eu sei quem Sou e para onde quero Ir

As vivências cotidianas revelam um modo de vida desordenado em que grande parte dos indivíduos se encontram em situação de estresse, depressão, falta de objetivos de vida, vícios, violência dentre outras posturas limitantes. Estes comportamentos acarretam um desequilíbrio físico e mental de si próprios, refletindo de forma negativa na sociedade. Esse mundo nos clama o conhecimento da vida, da morte, dos processos mentais, biológicos e psicológicos que são inerentes à existência humana. Segundo Rajneesh (s/ano) a humanidade se encontra “dormida”, no sentido de que vivemos inconscientemente. Não possuímos o domínio sobre nossos pensamentos e ações, pois vivemos em um processo de alienação como já nos dizia Paulo Freire(1997). A inconsciência é fruto do pensamento acrítico, da falta de construção da postura cidadã e reflexiva. Nesse sentido, vários filósofos como Sócrates, Aristóteles, Platão e Nietzche, já diziam da importância do autoconhecimento na busca do equilíbrio, da saúde integral do sujeito e da conquista da felicidade. O autoconhecimento é a busca do que somos e o que nos faz ser o que somos, é fruto de constante reflexão e consciência do sujeito, gerando dessa forma, um conhecimento profundo das formas de ser e pensar a existência. O ser humano é constituído de valores e crenças e essas são estruturas importantes que estabelecem o nosso estado mental e, portanto, nossos comportamentos. É importante salientar que essas estruturas podem potencializar ou limitar a nossa capacidade, sendo necessário que pais e educadores estejam atentos na forma como conduzem o processo educativo da criança, pois é primordialmente nessa fase em que é desenvolvido a maioria dos valores e crenças. O objetivo deste projeto é desenvolver atividades de autoconhecimento no processo educativo das crianças e adolescentes, partindo do pressuposto de que a natureza do processo educativo é essencialmente as relações humanas, esta também é fator de fracasso ou sucesso na formação intelectual, ética e cidadã do sujeito, e, portanto, a saúde destas relações é substancial. O trabalho rumo ao autoconhecimento, utilizando metodologias que permitam a vivência dessa formação crítica e reflexiva (a consciência, o autodomínio, a autorresponsabilidade) é prerrogativa na construção de um processo educativo que intente a transformação dos sujeitos e da sociedade. Olhar para o ser, em sua integralidade, contradições, incompletude e dinamicidade, é condição sine que non na formação de sujeitos críticos e também na transgressão dos processos de ensino-aprendizagem. Ações: - Diário das emoções. - Trilha do Autoconhecimento. - Atividades artísticas. - Atividades de meditação, relaxamento e visualização. - Visitas extra-muro. - Atividades de orientação vocacional. - Rodas de conversa sobre Sexualidade, Drogas, Vida cotidiana, Relacionamentos, Trabalho, Família e demais temas. Público-alvo Alunos do Ensino Fundamental 1 e 2 e do Ensino Médio.

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