segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Educação para a transformação


Uma das características inerentes ao ser humano é a capacidade de aprender. Ao longo das eras o homem vem se desenvolvendo tanto pela necessidade, quanto pelo desejo de transformação.
A capacidade de criar, que advém da aprendizagem, transformou a vida humana em vários aspectos, tanto materiais, quanto espirituais. Hoje sabemos, mediante a aprendizagem e as múltiplas inteligências, o que devemos e podemos ou não fazer para viver melhor e colaborar na transformação do mundo em que vivemos.
O aprendizado não acontece mediante o acúmulo de informações, tampouco pela “transmissão” de saberes, ele é um processo. Ao dizermos processo, concebemos que ele ocorre mediante as várias experiências e não se fecha, é contínuo. Digo que o aprendizado é um constante vir a ser, tanto pela necessidade, tanto pelo desejo incontrolável que o ser tem de saber mais.
Aprender é formar-se constantemente. Nesse sentido, é importante ressaltar que estamos nos formando desde o ventre da mãe, e este aprendizado não acaba ao término de cursos, ou quase ao fim da vida, estamos nos formando a cada nova experiência, a cada novo aprendizado. Nossas relações com o outro, nosso contato com o mundo das idéias, dos conteúdos escolares, o modo como preparamos nossas atitudes e nossa fala, o meio como construímos nossos conceitos e nos posicionamos perante os outros, tudo o que faz parte das nossas experiências, da nossa vivência são elementos importantes do processo de formação.

Nenhum comentário: