domingo, 22 de maio de 2011

As Brincadeiras como Instrumentos de Desenvolvimento da Psicomotricidade e da Aprendizagem Infantil



Paramos para perceber a importância do nosso corpo e reconhecemos o quanto ele nos é valioso e imprescindível em nossa sobrevivência, pois é mediante este importante instrumento que nos comunicamos com o mundo, seja de forma verbal ou através dos movimentos. Nesse sentido, o bom uso do nosso corpo é aspecto fundamental nesse processo, o que requer o controle sobre nossos movimentos involuntários. Já sabemos que o corpo fala, ele é o porta-voz de nossos sentimentos, emoções, percepções, refletindo nossos aspectos internos e externos. Para usar bem nosso corpo, temos que conhecê-lo, percebê-lo, interiorizando sensações de cada parte dele. É necessário compreender que nosso córtex cerebral recebe as informações sensoriais e assim, facilita a aquisição da noção e do esquema do próprio corpo e de suas posturas. O professor pode estimular o corpo de várias maneiras, interagindo com os conteúdos a serem aprendidos, as brincadeiras e os jogos são instrumentos pedagógicos importantes na estimulação do desenvolvimento infantil. A relação harmoniosa com o corpo necessita ser cultivada por toda a vida inclusive em todos os níveis de escolaridade. O bom uso do corpo proporcionará aprendizados e lembranças prazerosas. Nesse contexto, os professores podem ajudar no desenvolvimento psicomotor interagindo as disciplinas e oferecendo diversas oportunidades para a criança adquirir conhecimento a partir dos movimentos corporais. Na experiência com crianças deficientes o ideal é expor as limitações existentes e juntas, professores e alunos planejarem um trabalho integrado com o uso das atividades inclusivas. Assim como é importante que a construção da aprendizagem seja acompanhada do movimento, também é necessário que o professor resgate a sua história e seus desejos infantis para que ele possa compreender as necessidades de seus alunos. O corpo ainda é encarado de forma fragmentada do processo educativo e que não encontramos muitas iniciativas que procurem integrar todas as dimensões humanas no desenvolvimento educacional. Com essa constatação, é necessário pensar alternativas em que a criança de desenvolva como ser integral, trabalhando suas dimensões de forma harmoniosa e efetiva. As brincadeiras e os jogos são opções bastante interessantes para que consigamos integrar todas as áreas de conhecimento e dimensões humanas no processo educativo.

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