domingo, 8 de maio de 2011

MÃE 'DESNECESSÁRIA'

Um reflexão necessária ....


*A boa mãe é aquela que vai se tornando desnecessária com o passar do tempo. Uma batalha interna hercúlea, confesso. *


Quando começo a esmorecer na luta para controlar a 'super-mãe' que todas temos dentro de nós, lembro logo da frase, hoje absolutamente clara: Se eu fiz o meu trabalho direito, tenho que me tornar desnecessária.

Antes que alguma mãe apressada venha me acusar de desamor, preciso explicar o que significa isso.


Ser 'desnecessária' é não deixar que o amor incondicional de mãe, que sempre existirá, provoque vício e dependência nos filhos, como uma droga, a ponto de eles não conseguirem ser autônomos, confiantes e independentes. Prontos para traçar seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustrações e cometer os próprios erros também.
Pai e mãe- solidários- criam filhos para serem livres. Esse é o maior desafio e a principal missão.



Ao aprendermos a ser 'desnecessários', nos transformamos em porto seguro para quando eles decidirem atracar.

Nenhum comentário: