segunda-feira, 16 de maio de 2011

Neurologia e Aprendizagem: Refletindo sobre o Papel das Brincadeiras

A criança em todas as suas dimensões, cognitivas, emocionais, biológicas, sociais, dentre tantas outras, tem o brincar como instrumento essencial para interagir com o mundo exterior e desenvolver suas dimensões pessoais. Consideramos que compreender o processo de construção de aprendizagem e suas implicações biológicas é fator de fundamental importância ao considerarmos a criança como um sujeito integral. Conhecer as principais estruturas cerebrais e os conceitos básicos da neurociência é de grande importância para a conscientização do professor, para que ele possa perceber a dimensão que o processo de aprendizagem de seu aluno, pode alcançar a partir de uma aula bem elaborada e explorada com criatividade e interdisciplinaridade. É necessário estimular ao máximo os educandos com atividades lúdicas que desenvolvam a construção de diversas áreas do conhecimento. Quanto mais estimulada ela for, maiores conexões cerebrais ela formará. E quanto mais nova for a criança mais facilidade ela terá em ser estimulada, quanto mais velha for a criança mais lentamente serão criadas essas conexões neurológicas. Mediante o brincar, a criança interage com o mundo físico e com seus pares, desenvolvendo-se na plenitude de ser humano. A brincadeira também é um excelente instrumento pedagógico, onde iremos trabalhar as habilidades das crianças, desenvolver aspectos importantes de sua formação enquanto indivíduo e também diversas áreas neurais. Nas brincadeiras estaremos explorando diferentes linguagens: oral, música, desenho, pintura, corpo, escrita, mídia – TV, cinema, poesia, gestual, escultura, mímica, matemática, teatro, informática, desenvolvendo assim, a função simbólica, o processo de pensamento e o letramento. Mediante o exposto consideramos necessário o uso dos conhecimentos científicos na atuação pedagógica cotidiana. As atividades desenvolvidas com as crianças necessitam ser fundamentadas de forma que consigamos obter os resultados almejados de forma consciente e crítica. Conhecer o processo de construção de aprendizagem e suas implicações biológicas é fator de fundamental importância ao considerarmos a criança como um sujeito integral. E as brincadeiras nesse contexto, apresentam-se como um recurso de valorização da ludicidade e da criatividade infantil.

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